PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

UNIFEBE REALIZA 2º SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
 
  
 
 
O Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE realizou na noite de terça-feira, 15 de dezembro, o II Seminário do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. O evento foi sediado no auditório do Bloco C, campus Santa Terezinha, e contou com a presença de professores, representantes das escolas de Brusque e região, acadêmicos e alunos bolsistas do PIBID.

Segundo a coordenadora institucional do projeto e do curso de Pedagogia da UNIFEBE, Marcilene Pöpper Gomes, o objetivo do encontro é socializar os trabalhos realizados por acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia.

“As atividades foram desenvolvidas em escolas parceiras do programa, das cidades de Brusque, Guabiruba e São João Batista. Os acadêmicos pibidianos foram orientados por professores coordenadores de área da UNIFEBE, e pelos professores supervisores das escolas, apresentando o impacto do programa para a formação acadêmica e para a prática pedagógica das escolas”, explica.

Segundo o pró-reitor de ensino de graduação, Claudemir Aparecido Lopes, ver tantos acadêmicos reunidos para compartilhar o resultado dos trabalhos é motivo de alegria.

“Vocês são jovens que aceitaram um desafio, que querem contribuir com a vida dos outros e que desejam fazer o bem. Essa experiência na escola, com a vivencia do dia a dia, desafios e reflexões, faz toda a diferença. Tenho certeza que vocês irão nos orgulhar depois de formados, como profissionais éticos e comprometidos”, afirma.

O vice-reitor da instituição, Alessandro Fazzino, parabenizou o empenho dos estudantes. “É com a educação básica que começamos a formar o caráter do ser humano. Estamos muito contentes com o resultado do trabalho desempenhado por todos, mas principalmente por vocês terem entendido a importância de um projeto como esse”, explica.

Para encerrar a noite, a vice-presidente nacional do PIBID, Gicele Maria Cervi, ministrou a palestra “Universidade e Educação Básica: uma parceria que dá certo!”.

Texto: Suellen Pereira Rodrigues | Publicado por: Assessoria de Comunicação Social
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
| 47-3211-7223

 
 
# No dia 15 de outubro de 2015...
 
Ocorreu um movimento nas escolas, com o intuito de fortalecer o #PIBID, junto com os alunos e os professores, as acadêmicas Bolsistas do PIBID - Pedagogia, realizaram algumas atividades durante o dia na escola.
Os alunos atendidos  pelas  Pibidianas elaboraram cartazes, relatando o que gostavam nos atendimentos e qual a importância para eles.
Os textos  e materiais foram  expostos na escola, juntamente com um cartaz explicando a sigla PIBID, com todo o material elaborado neste ano pelas acadêmicas, tais como, portfólios, instrumeto de diagnóstico, análises dos diagnósticos, o projeto que vem sendo desenvolvido e planos de aula executados atá então. 
 
 
# SomosTodosPIBID!
 
 
 
 
 
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado pela CAPES/MEC com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena, das instituições de ensino superior federais, municipais públicas ou comunitárias - sem fins econômicos.
 
Um dos objetivos do PIBID é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições de educação superior. Assim como, a inserção dos licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.
O programa visa proporcionar aos futuros professores a participação em experiências e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. 
 

MEC PIBID no portal do MEC

 

 

Caderno de Ensino

  I Caderno de Ensino : Boas Práticas na construção da formação docente (16 Mb).